HTTP x HTTPS

Já a tecnologia HTTP é um pouquinho diferente. Afinal, quando um site utiliza somente esse protocolo, é possível que suas informações sejam interceptadas e facilmente visualizadas por maliciosos.

Podemos fazer uma breve analogia das interceptações de dados sobre o protocolo HTTP, como se fossem as escutas de telefone, nas quais uma pessoa se conecta à linha telefônica e passa a ouvir tudo que é falado nas ligações. Nada agradável, né?

O exemplo também poderia se estender para outra pessoa lendo tudo o que você falou no messenger com alguém, por exemplo. Já imaginou se um desconhecido pudesse ouvir ou ler todas as suas conversas?

O uso do HTTPS veio como uma solução para proteger os sites e usuários.

E o melhor: a adoção do HTTPS não traz nenhum problema ao usuário final porque a única mudança que ele irá perceber é a modificação de uma letra no início da url do seu site.

Na prática, o que a instalação do HTTPS proporciona ao usuário final é que as URLs do seu site vão iniciar com “https://” ao invés do padrão “http://”. E o navegador do usuário mostrará um cadeado verde sinalizando que o seu site é seguro e confiável! Maravilha, né?